terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tio Carlos é a favor da Lei do Tabagismo

O Vereador Tio Carlos, Presidente da Comissão de Prevenção as Drogas, ocupou a tribuna nesta quinta-feira dia 20 de agosto de 2009, para parabenizar a promulgação da Lei nº 5517/09, que proibi o fumo em locais fechados.

A justificativa do discurso se da pelo fato de um fumante passivo – aquele que não fez opção pelo uso do cigarro – ser obrigado a compartilhar de uma decisão alheia que possa comprometer a sua saúde.

Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) comprovam que um fumante passivo inala em média três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas através da fumaça que polui o ar do que aquela que entra pela boca de um fumante ativo.

As conseqüências são:

* Em adultos não-fumantes:
- Maior risco de doença por causa do tabagismo, proporcionalmente ao tempo de exposição à fumaça;
- Um risco de 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõe.

* Em crianças:
- Maior freqüência de resfriados e infecções do ouvido médio;
- Risco maior de doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e exarcebação de asma;

* Em bebês:
- Um risco de cinco vezes maior de morrerem de morte subitamente sem uma causa aparente (Síndrome da Morte Súbita Infantil);
- Maior risco de doenças pulmonares até um ano de idade, proporcionalmente ao número de fumantes em casa.
Fonte: INCA (Instituto Nacional do Câncer)

Por fim, o Vereador fez menção à hipocrisia existente em alguns pontos de venda de cigarros, mencionando a Lei do Tabagismo que, se é proibido fumar em um bar, por que vender o cigarro neste local, ou seja, por que facilitar a compra de um produto que não pode ser consumido naquele ambiente?

Portanto, a Lei é clara. Hoje, é proibido fumar em ambientes onde outras pessoas que não fizeram opção pelo fumo acabam fumando através da fumaça daquele que fez opção de fumar, pois os malefícios da fumaça expelida são comprovados cientificamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário