sábado, 30 de abril de 2011

Obrigado, FESN!




Quero agradecer publicamente o apoio da Federação dos Estudantes (FESN), ao presidente Wander Freitas, ao Secretario Geral Alessandro George e ao Diretor de Comunicação e Imprensa Marcio Luiz. Recebi o e-mail de apoio de vocês e fiquei muito feliz. Estejam certos de que vou continuar firme no combate às drogas e ao bullying.

Quero enfatizar, mais uma vez que a participação de cada um de nós nessa campanha é fundamental para que os resultados aconteçam. Para que a paz seja espalhada nas escolas e que o BULLYING seja banido das nossas instituições de ensino.

Espero que o Jornal Estudantil da FESN nos ajude a divulgar, conforme a orientação dos especialistas, as ações que virão. À princípio, o que precisamos enfatizar é que todos precisam se envolver com a questão.


Quem assiste às agressões não deve se omitir, que é agredido não deve se desmotivar, mas sim procurar ajuda dos pais, professores e diretores das escolas, e você, agressor, ainda dá tempo de ser uma pessoa do BEM, da PAZ, mas caso não queira, é bom você estar consciente da FORÇA TAREFA que se formou para garantir que você seja penalizado de acordo com o que permite o Estatuto da Criança e do Adolescente. A sociedade não vai mais tolerar agressões infundadas e repetitivas no ambiente que é de formação de cidadãos.

É BOM ser do BEM, seja você também!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

BULLYING, NÃO! EU COMBATO.

Quero agradecer aos amigos das redes sociais, e principalmente aos seguidores do Twitter.

A Campanha Bullying, não! Eu combato. Tem 48h na rede e está repercutindo muito bem.

É o primeiro passo para iniciarmos o que chamamos na Audiência Pública de ontem: "Força Tarefa".

Somente o envolvimento dos pais, professores, alunos, sociedade, especialistas e autoridades - essa é a "Força Tarefa", capaz de realizar um efeito devastador nessa prática constante de agressões à indivíduos indefesos. O bullying, combatido logo na infância e adolescência pode prevenir assédios morais no trabalho e outros tipos de abusos e excessos que os adultos às vezes cometem. É preciso também estarmos conscientes de que o acompanhamento de psicólogos, pedagogos e psicoterapeutas se faz fundamental nos casos tanto de prevenção, quanto em que o bullying já aconteceu.

Espero muito em breve atingir a maior parte da nossa sociedade. De acordo com o que conversamos ontem, uma estratégia para combatermos com eficiência esse mal que é o bullying, é o cuidado no diagnóstico: nem banalizar, nem exagerar. Mas para diferenciar o que é brincadeira do que é bullying é necessário conhecermos o assunto.

A gente sabe que aqui no Brasil "médico e juiz de futebol todo mundo é um pouco", por isso vale alertar: só um especialista é capaz de tratar cada caso da maneira como se deve. É o mesmo que princípio do "Esse medicamento possui contra-indicações. Somente deve ser
utilizado sob orientação do médico". O tratamento dado de forma equivocada pode atrapalhar em vez de ajudar.

Vamos colaborar. Acompanhem o assunto no site da Câmara do Rio.

Quero agradecer, mais uma vez, aos especialistas que em muito colaboraram e vão continuar colaborando para que essa seja uma batalha de sucesso: Dra. Mariangela Monteiro, Dra. Giovanna Marafom, Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva - não esteve na Audiência, mas contribuiu com sua obra literária, e Dra. Cléo Fante. Apesar das ações que a Secretaria Municipal de Educação apresentou, ficamos esperando um diagnóstico mais preciso do Bullying nas escoals municipais. Agradeço à Exa. Juíza, Dra. Yvone Caetano, que muito colaborou com sua experiência pessoal e profissional. E também agradeço aos nobres colegas, Dr. Eduardo Moura, Dr. Paulo Pinheiro e Carlinhos Mecânico pelo apoio.

No Twitter sigam: @tiocarlos_rj


Recomendo as Bibliografias:




Cléo Fante: "Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escola e Educar para a Paz" (Ed. Verus)



Cléo Fante e José Augusto Pedra: "Bullying Escolar: Perguntas e Respostas" (Ed. ARTMED)




Ana Beatriz Barbosa Silva: "Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas" Diponível também na versão digital (Editora Fontanar)







Lélio Braga Calhau: "Bullying: o que você precisa saber" (Ed. Impetus)







Maria Tereza Maldonado: "A Face Oculta - Uma História de
Bullying e Cyberbullying" (Ed. Saraiva)






Gabriel Chalita: "Pedagogia da Amizade - Bullying - O Sofrimento das Vítimas e dos Agressores (Ed. Gente)







Allan L. Beane: "Proteja seu filho do Bullying" (Ed. Best Seller Ltda.)

terça-feira, 26 de abril de 2011

AGORA É BULLYING NA CÂMARA!



Começamos a Audiência Pública sobre as formas de combater o bullying nas escolas do Rio de Janeiro.


Apesar da chuva que está castigando nossa cidade, os convidados vieram, e nossa sociedade, graças à Deus está comprindo com o seu papel.


Estamos com os Conselhos Regionais, com a Exa. Juíza da Vara da Infância, Juventude e Idoso, Dra. Yvone Caetano; Profª. Gloria Macedo, Profª. Marcia Cabral, Psicólogas Dra. Giovanna Marafom, Dra. Mariangela Monteiro e Dra. Cleo Fante, pioneira na abordagem do bullying nas escolas brasileiras. Além de representantes da Sociedade Civil.


Gostaria de agradecer a presença de todos. Ao final vamos atualizar o que foi discutido e as ações propostas.


Posso adiantar que vou lançar a campanha "Bullying, não! Eu combato!"


A princípio, vai ser uma campanha para as redes sociais, já comecei no Twitter, e quero agradecer aos amigos que já RT.


Se conseguirmos padrinhos, quem sabe não expandimos a campanha para a rede televisiva? Luciano Huck, Angelica, Dep. Wagner Montes, Ana Maria Braga, Xuxa! As crianças e adolescentes precisam saber como se prevenir dos ataques e até como mudar de postura, se for o caso. Vamos ajudar!



O Serginho Groismann já fez algo parecido, vamos reaquecer essa discussão! Desde já, muito obrigado.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Prestando Contas

Como havia proposto logo que comecei com o Blog, venho mais uma vez prestar contas do meu trabalho na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro:

1 - "Diga SIM ao Esporte e à Vida e NÃO ao álcool e às drogas" :

Essa inscrição será obrigatória nas carteiras de estudante dos alunos matriculados no ensino fundamental das escolas municipais, de acordo com o Projeto Lei nº: 917/2011.

O Projeto de Lei se baseia em dados do Ministério da Justiça, que comprovam que os jovens de 17 anos começaram a consumir álcool entre os 13 e 14 anos, idade em que a maioria está matriculada no ensino fundamental do município. A intenção desse Projeto de Lei é prevenir o uso das drogas por parte desses alunos, e principalmente do álcool.

2 - Banco de Dados de Infrações no RJ

O Projeto de Lei nº 918/2011, apresentado em 20 de abril fala sobre a criação de um banco de dados informatizado, que armazenaria registros das violações dos direitos da criança e do adolescente aqui na capital.

O banco de dados ficaria disponível no site da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), para consulta pública, facilitando o combate aos crimes de turismo sexual, pornografia infantil, prostituição e exploração sexual de meninos e meninas em situação de rua ou não, abuso sexual doméstico, estupro, cárcere privado, mutilação de qualquer espécie, homicídio e negligência dos Direitos da Criança e do Adolescente, presentes no ECA.

Outros Projetos podem ser acessados pelo site da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ)

BULLYING na pauta da Câmara

Você já sofreu bullying?

Conhece alguém que já sofreu?

Sabe o quanto isso pode pesar no crescimento pessoal e profissional de uma pessoa?

De que forma o nosso psicológico age diante das agressões dos bullies?

Como vamos enfrentar esse problema nas nossas escolas?

Essas e outras questões estarão na pauta de amanhã, na Câmara dos Vereadores do Rio e são uma grande preocupação para a Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente.

Estarão comigo em Audiência Pública:

- Dra. Helen Sardenberg, Delegada de Repressão aos Crimes de Internet (DRCI) ;
- Secretaria Municipal de Educação (SME):
Profª. Gloria Macedo, pedagoga;
Profª. Mercia Cabral, psicóloga, Diretora do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP);
Sr. Ricardo Petracca, Diretor de Mídia e Educação da MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios ;
- Dra. Mariangela Monteiro, Psicóloga especialista em educação, Mestre pela PUC-Rio;
- Dra. Yvone Ferreira Caetano, Juíza da Vara da Infância, Juventude e Idoso;
- Dra. Giovanna Marafom, Professora de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda em Bullying (UFF);
- Dra. Cleo Fante, pioneira na abordagem do bullying escolar no Brasil, pedagoga, historiadora e pesquisadora. Autora das publicações:
1. " Bullying: Intimidação no Ambiente Escolar e Virtual";
2. "Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz;
3. "Bullying Escolar: Perguntas e Respostas"


Venha participar conosco:

Dia: 26/04/11
Hora: 9h30 às 13h30
Local: Palácio Pedro Ernesto. Câmara Municipal Rio de Janeiro.
Pça Floriano, s/n. Cinelândia.

Você pode enviar suas perguntas pelo twitter: @tiocarlos_rj

Que tal uma campanha:

BULLYING, NÃO! EU COMBATO! RT em @tiocarlos_rj e Participe!




terça-feira, 19 de abril de 2011

Audiência Pública: Hospitais Pediátricos RJ

A Audiência foi produtiva para levarmos adiante a luta pelo atendimento de qualidade ao cidadão carioca.

Nossa preocupação é trazer soluções aos problemas que foram expostos, em consenso: não faltam médicos pediatras, falta igualdade salarial entre eles. De acordo com os convidados, esse é o principal fato que desmotiva o trabalho dos pediatras.

A proposta apresentada é que se faça um estudo para viabilizar a contratação desses profissionais por concurso público e que haja um plano de carreira, cargos e salários.

Estiveram presentes os convidados:





  • Dr. João Luiz, Subsecretário de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência;



  • Dr. Paulo Peres, Diretor do Hospital Jesus;



  • Dra. Beatriz Damasio, Diretora do Hospital Sales Netto;



  • Dra. Fátima Brandão, Diretora do Hospital N. Sra. do Loreto;



  • Dr. Eduardo da Silva Vaz, diretor da Sociedade Brasileira de Pediatria;



  • Dr. Edson Ferreira Liberal, Presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro;
E os Vereadores da nossa Casa: Dr. Paulo Pinheiro e o vice-presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carlinhos Mecânico. Além dos representantes da sociedade civil que muito contribuíram levando a realidade às autoridades.

Vamos acompanhar agora o que será feito pelo Poder Executivo, através da Secretaria de Saúde e da Prefeitura do Rio.

Veja a notícia no site da Câmara Municipal do RJ

Alerta! Nova droga mais perigosa que o crack

É lamentável, mas tenho que comentar, porque é melhor conhecermos o inimigo para criar ações de combate do que deixar que ele nos surpreenda. O Globo de hoje traz uma triste novidade: Oxi. A droga é mais letal que o crack, que já sabemos que vicia desde o primeiro contato.

O oxi, abreviação de oxidado, é uma mistura de cocaína, querosene - ou qualquer combustível, até solução de bateria -, cal e permanganato de potássio. O oxi é uma pedra branca, fumada num cachimbo. A diferença dele para o crack é que é mais barato e mata mais rápido.

Você pode conhecer mais perigos e detalhes da droga no Blog do Noblat

Para participar de palestras de Prevenção às Drogas, ligue para: (21 )3814-2493. Vamos nos prevenir!

A Pediatria no RJ

Agora pela manhã vou me reunir em Audiência Pública com representantes da Secretaria de Saúde, dos Hospitais pediátricos do município e representantes da sociedade civil para tratarmos a questão da pediatria no município. Acompanhem!

Dia: 19/04/11
Hora: 10h às 13h30
Local: Plenário do Palácio Pedro Ernesto
Pça. Mal. Floriano, s/n. Cinelândia.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Oportunidades de emprego

Amigos, para quem estiver disposto a investir numa formação profissional há uma excelente oportunidade: CAPACITAÇÃO.

Isso mesmo, eu já falei aqui da importância dos estudos para vencer na vida. Mais uma vez, ele vai ser o seu diferencial tanto para você entrar no mercado de trabalho, quanto para você se reposicionar.

Quem assistiu a reportagem do Bom Dia Rio de hoje , da Globo, viu que há vagas, principalmente por conta da Copa do Mundo aqui no Brasil em 2014 e das Olimpíadas no Rio em 2016. Os setores de Turismo e Hotelaria são os que mais vão empregar, em todos os níveis de escolaridade. Não fique de fora!

Acesse os sites abaixo e veja mais informações ou encontre um curso do seu agrado, há opções inclusive de graça.

SENAI: http://www.senai.br/br/home/index.aspx

SENAC GRATUIDADE : http://psg.rj.senac.br/app/EscolherCursoV2.aspx#

SENAC RIO: http://www.rj.senac.br/

FAETEC, Central de atendimento: 2332-4093 / 2332-4085 / 2332-4083

As vagas divulgadas pelo Bom dia Rio:

A Secretaria estadual de Trabalho e Renda oferece 89 vagas.

Arrumador de hotel: 5
Camareira: 7
Barman: 5
Copeiro: 15
Garçom: 27
Ajudante de garçom: 30

O Centro de Atendimento ao Trabalhador oferece 1.498 vagas.

Ajudante de Cozinha: 37
Atendente de lanchonete: 1098
Auxiliar de cozinha: 22
Auxiliar de Limpeza: 265
Auxiliar de mesa em restaurantes: 35
Cozinheiro: 23
Garçom: 17
Subgerente de hotel: 1

A Central de Atendimento ao Trabalhador oferece 1.754 vagas no setor de hotelaria.

Gerente de hotel: 5
Maître: 3
Recepcionista bilíngue: 40
Segurança: 6
Agente de portaria: 30
Porteiro: 12
Auxiliar de mesa: 35
Atendente de lanchonete: 792
Cozinheiro: 55
Ajudante de cozinha: 41
Faxineiro: 268
Auxiliar de limpeza: 467

E há muito mais! Vamos pesquisar e pensar no futuro. Boa sorte, amigos! E bons estudos!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Prevenir é o caminho

13/04/2011.

Os jovens estudantes do 5º ao 9º ano, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino do município estão convidados para participar toda quinta-feira das palestras de prevenção ao uso de drogas.

Atualmente estou presidindo a Comissão em Defesa da Criança e do Adolescente e sou vice-presidente da Comissão de Prevenção às Drogas, ambas da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

As palestras são feitas no auditório do Palácio Pedro Ernesto, mas também podem ser feitas na sua escola.

De qualquer forma, se vc quiser que sua turma participe, ligue para: 3814-2493 (Monica) ou mande um e-mail para: tiocarlos@tiocarlos.com.br


Quem faz pela criança, faz mais pelo futuro.

A vida é feita de escolhas




31/03/2011.


Os jovens jogadores do São Cristóvão foram convidados a refletir sobre a importância das escolhas que se faz na juventude e aproveitar as boas oportunidades. Vocês sabiam que eu fui goleiro? Graças à Deus, e com o incentivo do meu pai, porque perdi minha mãe muito cedo, aos 13, eu aproveitei algumas oportunidades que a vida me ofereceu. O esporte me trouxe disciplina.

Sou formado em direito, sou empresário do ramo da animação cultural e hoje estou vereador do Rio de Janeiro. Sempre soube que a vida de jogador de futebol é difícil, é preciso ter disciplina e se quiserem jogar futebol vocês não podem abonar os estudos.

Hoje em dia a mídia não perdoa quem não sabe dar uma entrevista, você se torna ídolo, você tem que ter conteúdo. Quem diz sim ao esporte diz não à violência e não às drogas. Eu quero que vocês se tornem homens e aprendam que não é porque as meninas estão te assediando ou porque os grandes jogadores estão em comerciais de cerveja que se vc for por esse caminho vai ter sucesso, pelo contrário.

A vida é feita de escolhas: quem escolhe a humildade, a fé em Deus, tem responsabilidade e pratica o bem, sempre vai ter sucesso, porque tudo o que Deus faz é bom.