quarta-feira, 27 de abril de 2011

BULLYING, NÃO! EU COMBATO.

Quero agradecer aos amigos das redes sociais, e principalmente aos seguidores do Twitter.

A Campanha Bullying, não! Eu combato. Tem 48h na rede e está repercutindo muito bem.

É o primeiro passo para iniciarmos o que chamamos na Audiência Pública de ontem: "Força Tarefa".

Somente o envolvimento dos pais, professores, alunos, sociedade, especialistas e autoridades - essa é a "Força Tarefa", capaz de realizar um efeito devastador nessa prática constante de agressões à indivíduos indefesos. O bullying, combatido logo na infância e adolescência pode prevenir assédios morais no trabalho e outros tipos de abusos e excessos que os adultos às vezes cometem. É preciso também estarmos conscientes de que o acompanhamento de psicólogos, pedagogos e psicoterapeutas se faz fundamental nos casos tanto de prevenção, quanto em que o bullying já aconteceu.

Espero muito em breve atingir a maior parte da nossa sociedade. De acordo com o que conversamos ontem, uma estratégia para combatermos com eficiência esse mal que é o bullying, é o cuidado no diagnóstico: nem banalizar, nem exagerar. Mas para diferenciar o que é brincadeira do que é bullying é necessário conhecermos o assunto.

A gente sabe que aqui no Brasil "médico e juiz de futebol todo mundo é um pouco", por isso vale alertar: só um especialista é capaz de tratar cada caso da maneira como se deve. É o mesmo que princípio do "Esse medicamento possui contra-indicações. Somente deve ser
utilizado sob orientação do médico". O tratamento dado de forma equivocada pode atrapalhar em vez de ajudar.

Vamos colaborar. Acompanhem o assunto no site da Câmara do Rio.

Quero agradecer, mais uma vez, aos especialistas que em muito colaboraram e vão continuar colaborando para que essa seja uma batalha de sucesso: Dra. Mariangela Monteiro, Dra. Giovanna Marafom, Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva - não esteve na Audiência, mas contribuiu com sua obra literária, e Dra. Cléo Fante. Apesar das ações que a Secretaria Municipal de Educação apresentou, ficamos esperando um diagnóstico mais preciso do Bullying nas escoals municipais. Agradeço à Exa. Juíza, Dra. Yvone Caetano, que muito colaborou com sua experiência pessoal e profissional. E também agradeço aos nobres colegas, Dr. Eduardo Moura, Dr. Paulo Pinheiro e Carlinhos Mecânico pelo apoio.

No Twitter sigam: @tiocarlos_rj


Recomendo as Bibliografias:




Cléo Fante: "Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escola e Educar para a Paz" (Ed. Verus)



Cléo Fante e José Augusto Pedra: "Bullying Escolar: Perguntas e Respostas" (Ed. ARTMED)




Ana Beatriz Barbosa Silva: "Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas" Diponível também na versão digital (Editora Fontanar)







Lélio Braga Calhau: "Bullying: o que você precisa saber" (Ed. Impetus)







Maria Tereza Maldonado: "A Face Oculta - Uma História de
Bullying e Cyberbullying" (Ed. Saraiva)






Gabriel Chalita: "Pedagogia da Amizade - Bullying - O Sofrimento das Vítimas e dos Agressores (Ed. Gente)







Allan L. Beane: "Proteja seu filho do Bullying" (Ed. Best Seller Ltda.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário