quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Coluna Berenice Seara, 16 de agosto de 2010.

A colunista Berenice Seara publicou em sua coluna, no jornal Extra, uma nota acerca da minha decisão de me licenciar do cargo no mês de setembro. Segue, abaixo, a transcrição literal do que foi à coluna:

>>"Campanha Remunerada"

>>* Dos 51 vereadores da Câmara do Rio, 16 são candidatos a deputado estadual ou federal. Sonhando com um voo mais alto, muitos simplesmente abandonam suas funções no Legislativo municipal, sem a menor cerimônia. Mas mantêm seus gabinetes políticos, que geram despesa ao município de mais de R$120 mil por mês.
>>
>>* O vereador e candidato a deputado federal Tio Carlos, por exemplo, pediu licença de um mês, publicada no Diário Oficial. Justificativa do moço: tratar de assuntos particulares. A particularidade seria tratar da campanha eleitoral ? Nesse caso, não deveria entrar em cena o suplente ?"



Resposta do Tio Carlos:


Fala do Vereador Tio Carlos no Plenário da Câmara do Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 2010.


Diário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro - DCMRJ - nº 149 de 18 de agosto de 2010.
Resposta à coluna da Jornalista Berenice Seara no Jornal O Extra, do dia 16 de agosto de 2010.


Presidente da Sessão (Vereador Stepan Nercessian) – O próximo orador inscrito é o nobre Vereador Tio Carlos, que dispõe de 10 minutos.


Vereador Tio Carlos – Sr. Presidente, boa tarde ! Boa tarde aos companheiros presentes.
Vou ser muito breve, Sr. Presidente. Quero apenas registrar que, às vezes, fico um pouco preocupado com as coisas que acontecem nesta Casa e a repercussão destas.
Sr. Presidente, o meu nome foi citado na imprensa – e eu nem entendi o porquê – apenas porque tive a iniciativa, de forma respeitosa ao eleitor, ao cidadão da nossa cidade, por ser candidato nesse próximo pleito, de pedir uma licença sem vencimentos porque, afinal de contas, o meu objetivo sempre foi fazer o meu melhor possível.
Eu não entendo, pois sei que não sou melhor do que ninguém, mas tomei esta atitude tão somente em respeito àqueles que nos dão os seus votos e também àqueles que não nos dão. Cada um sabe do seu compromisso com o seu mandato – mas o meu compromisso sempre foi de fazer 100%, o meu melhor possível.
Desde o dia 1º de janeiro de 2009 nunca faltei. Pelo contrário, sempre estive presente. Sempre, também, fazendo as minhas manifestações. Isso, aliás, não deve nem ser citado porque, Sr. Presidente, assim como V. Exa. bem sabe, isso não é mais do que a nossa obrigação.
Mas, muitas vezes, vir a esta Casa, assinar simplesmente, marcar a presença e não ter Sessão, me deixa muito triste. Não quero faltar e ficar recebendo meu salário por isto. É injusto com todos aqueles que depositaram confiança em mim. Não vejo o porque receber um salário se vou me dedicar à reta final da minha campanha.
Não acredito em perseguição, até porque nunca fiz mal a ninguém; pelo contrário, a gente só procura ajudar. Mas, já fui citado na Imprensa como o Vereador que estava botando os funcionários para trabalhar no sábado e no domingo, com o meu gabinete itinerante. Uma vez saiu uma nota dizendo que o Vereador Tio Carlos estava colocando os seus funcionários para trabalhar no sábado e no domingo.
É um contra-senso, porque, na verdade, todos dizem que os Vereadores não trabalham. Todos dizem que os políticos não trabalham. Quando a gente trabalha é citado de forma pejorativa porque trabalha. Me licenciei, sem rendimentos, para, justamente, ter a possibilidade de olhar o cidadão de frente, de cabeça erguida, e não ser interpelado com frases, como: “Mas, o senhor não tinha que estar na Câmara de Vereadores ?” O que direi ? Algo como: “Não, não. Já dei minha presença lá e fui embora” ? Isto não existe !
Enfim, não estou falando para a Imprensa. Eu só estou falando em justificativa aos colegas porque já fui criticado por alguns deles também. E eu volto a dizer: não sou melhor do que ninguém. Pelo contrário. Eu sou uma pessoa que tem compromisso com os meus princípios, com a minha família, com os meus amigos, com os meus eleitores, mas, independentemente dos eleitores, com cada cidadão desta cidade.
Então, ser citado, como o companheiro falou “Você viu seu nome no jornal, de forma pejorativa ?”, não sei, Sr. Presidente, é demais para qualquer um. O fato de assumir o compromisso de não estar aqui e não receber o salário por não estar trabalhando, não vejo, sobremaneira, motivo para me envergonhar. Pelo contrário. Eu vejo a resposta que eu tenho que dar ao cidadão que mora nesta cidade.
Então, à Sra. Berenice Seara e a outros repórteres, eu digo: não tem o menor problema. Infelizmente, ela não citou na matéria que o meu pedido foi exatamente para que eu não onerasse mais esta Casa e o cidadão. Afinal de contas, é ele que paga os nossos salários.
Então, eu faço isso. Não estarei aqui em setembro, mas logo depois retomarei o meu mandato. Eu tentei colocar a minha suplente aqui, mas fui informado que só é possível fazê-lo com uma licença acima de 120 dias. Mas fiz essa consulta à Mesa Diretora antes mesmo de tomar a iniciativa de me licenciar.
Então, essa é a minha colocação.
Mais uma vez, Sr. Presidente, agradeço a oportunidade. Enfim, aos colegas, volto a dizer: não quero ser melhor do que ninguém. Só quero fazer a minha parte. Ter em paz a minha consciência.


Obrigado, Sr. Presidente.

..